Sejam Bem Vindos

Cansada de perder links, dicas e passo a passo legais, resolvi montar esse blog como apoio para deixar nele tudo que recebo e acho legal. Nem tudo que está aqui foi testado por mim. Espero que gostem desse espaço. Se alguém tiver alguma sugestão ou crítica, fique à vontade para fazê-la. Os PAPs postados aqui foram recolhidos em páginas da internet e seus créditos devidamente registrados, mas se encontrar algum erro, me comunique!


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Craquelê com Cola - Passo a Passo



Vc é daquelas que ficam sofrendo p/ conseguir craquelar a peça?? Para com esse sofrimento, olha só:
1-Escolha duas cores de PVA que contrastem- ex- marinho e azul claro,
2-Prepare a peça de mdf, dando o fundo e lixando.
3- Pinte com o marinho todo o local que quiser craquelar.Cubra totalmente.
4- depois de seco passe uma camada de cola ( vc escolhe - se quiser craquelar fininho deixe camada fina ou se quiser que abra mais deixe uma camada mais grossinha). Dê sempre preferência p/ cola cascorez de rótulo azul.
5- Sem esperar a cola secar, misture um pouco de água na tinta azul clara, para que ela fique mais ralinha, e com um pincel macio vc vai pincelando com suavidade sobre a cola ( de leve mesmo, que é para não tirar a cola do lugar).
6- Para ter um resultado mais rápido, coloque o secador de cabelos ( ar quente). Aos poucos vai craquelando e a cola vai ficando transparente.
7- Se quiser pode fazer decoupage de guardanapo sobre esse craquelado, fica bonito.

OBS: Esse tipo de craquelê não serve para craquelar figuras, só para craquelar a própria tinta
Técnica retirada do Orkut da comunidade da Prof Rosana Nabruzzi

14 comentários:

  1. Nossa adoro varios tipos de artesanatos,mais este esta maravilhoso parabéms,é dificil conseguir passo a passo de artesanato,obrigada.bjs...

    ResponderExcluir
  2. PRETENDO USAR ESTA DICA . BRIGADÃO

    ResponderExcluir
  3. Nossa meu Deus onde estava este blog que eu não tinha achado??????? Que idéia maravilhosa essa sua de criar um blog para ensinar todo tipo de arte!!!Menina parabéns pra vc e a partir de agora sou frequentadora assídua do seu blog!!!! Bjkas e lindo fim de semana para vc!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela ajuda, eu já tinha me esquecido de como fazia o craquelê!! E parabéns pelo blog, super descontraido,e de muito bom gosto! =)
    Bye

    ResponderExcluir
  5. A segunda camada de tinta, que vai por cima da cola, é feita como? Cobrindo tudo, ou fazendo o desenho do craquelado?
    Parabéns pelo blog! Uma maravilha!

    ResponderExcluir
  6. Adorei!coloquei seu blog em emus favoritos, assim posso visitá-lo sempre.O papel para craquelar, põe antes da cola, depois ou por cima da segunda camada de tinta? obrigada, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada por essa dica maravilhosa.

    ResponderExcluir
  8. Otima dica,com isso a pessoa economiza nos materiais.Adorei seu blog eh dificil achar , os que tem passo a passo!demais.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pela dica. Estava em busca desse passo a passo, pois pintarei as caixinhas do meu Chá de Lingerie com essa técnica, que acho linda! A tinta para craquelamento é um pouco carinha.
    Amei!!

    ResponderExcluir
  10. obrigada por existir pessoas maravilhosas ke passam o que sabe paros outros pq nem todas aspessoas passam o ke sabepra frente ke deus te abençoe, é isso ai eu acho que o sol nasceu pra todos bjão.

    ResponderExcluir
  11. Grata amiga arteira. Adorei a dica, estou iniciando o trabalho com mdf e estou amando.
    Que bom q vc compartilha teus conhecimentos.
    Abraço!
    Mari

    ResponderExcluir
  12. Pode-se usar essa técnica em uma peça de metal ?
    Amei essa dica.Parabés

    ResponderExcluir
  13. Parabéns e obrigada por dividir tantas dicas legais... afinal, somos todos artesãos e arteiros! 28/03/13

    ResponderExcluir