Sejam Bem Vindos

Cansada de perder links, dicas e passo a passo legais, resolvi montar esse blog como apoio para deixar nele tudo que recebo e acho legal. Nem tudo que está aqui foi testado por mim. Espero que gostem desse espaço. Se alguém tiver alguma sugestão ou crítica, fique à vontade para fazê-la. Os PAPs postados aqui foram recolhidos em páginas da internet e seus créditos devidamente registrados, mas se encontrar algum erro, me comunique!

domingo, 25 de outubro de 2009

Craquelê com Kits - Passo a Passo


Craquelê com kits (base1 e craquelador)
Kit da Acrilex?? da corfix?? da mural???
Não importa, pois todos tem o mesmo jeito, a única coisa que muda é o desenho dos veios que se formam!
1- Prepare a peça como sempre, pintem da cor que gostarem e que combine com o papel que vão fazer decoupage (opcional).
2- Depois de tudo pronto, se preparem para o craquelê.
Separem 2 pincéis macios ( p/ evitar de não limpar direito entre um verniz e outro!)
3-Pegue o verniz base e comece a colocá-lo com pinceladas bem suves sobre a peça, tomando o cuidado de quase não encostar o pincel.Nessa hora eu falo que é colocar o verniz na 'peça. Vá com calma e nunca pincele sobre o que acabou de colocar.Veja que não forme bolhas, e se acontecer de formar vá tirando com cuidado.
4- Deixe quietinho secando ( eu particularmente não gosto de colocar secador, pois no final o craquelê pode ficar muito miúdo).Uma boa opção é colocar p/ secar no sol.
5- Está bem sequinho? Então passe novamente dessa mesma maneira o mesmo verniz base, ahh! não esqueça de lavar o pincel com detergente antes da segunda demão e secá-lo.
6- Deixe secar novamente.
7- Agora pegue o outro pincel e vá pincelando o verniz craquelador. Nessa hora eu gosto que as pinceladas sejam p/ vários sentidos, pois os veios vão abrir de maneira mais bonita, mas pode tb fazer por fileiras, tudo bem.
Todas as vezes tomem o mesmo cuidado p/ não pincelar novamente onde já está molhado com o verniz.
8- Dessa forma é certeza que vc vai ter o seu craquelado.
Esse tipo de craquelê serve p/ craquelar figuras em papel, guardanapo, fotos, tecidos, enfim tudo o que vc utilizar!!!
Depois vc pode realçar passando um pouco de pátina cera ouro, betume ou tinta à óleo. Muitas vezes nós escolhemos nem passar nada, de tão bonito que fica!
Técnica retirada da comunidade do Orkut da Prof Rosana Nabruzzi

2 comentários:

  1. o guardanapo é aplicado em qual momento?
    entre um verniz e outro ou por cima do verniz craquelador ainda molhado?
    aguardo resposta urgente.
    grata,
    e-mail: valmag@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Acho que não soube utilizar meu kit direito, usei direto sobre gravuras de papel (tipo ofício e de presente), seguindo todas as instruções, e não consegui o efeito craquelado. O meu kit é o da Acrilex, e está novinho, dentro da validade. O que será que houve? Se puder me ajudar, agradeço! e-mail: atileusnoc@hotmail.com

    ResponderExcluir