Sejam Bem Vindos

Cansada de perder links, dicas e passo a passo legais, resolvi montar esse blog como apoio para deixar nele tudo que recebo e acho legal. Nem tudo que está aqui foi testado por mim. Espero que gostem desse espaço. Se alguém tiver alguma sugestão ou crítica, fique à vontade para fazê-la. Os PAPs postados aqui foram recolhidos em páginas da internet e seus créditos devidamente registrados, mas se encontrar algum erro, me comunique!

domingo, 25 de outubro de 2009

Pátina Aguada - Passo a Passo




1-Vc precisa preparar a peça como de costume, passando a tinta latex PVA branco neve, preenchendo imperfeições com massa acrílica e depois lixando toda a peça.
2-Passe mais demão de branco, até que a peça fique bem branquinha.
3- Escolha uma cor mais forte, que sobressaia sobre o branco, poderá ser um azul, ou um ocre, vc é que vai escolher!
4-Com uma trincha de pátina ou um pincel grande e de cerdas duras, passe essa tinta meio aguada ( meio a meio ) sempre com pinceladas longas, de ponta a ponta. Terá que ficar meio transparente mesmo. Se quiser pode esperar secar e até colocar mais uma cor. Deixe secar.
5-Pegue uma lixa grossa, do tipo da branca n. 80. Lixe num mesmo sentido, fazendo com que a tinta colorida se desgaste e mostre a tinta branca da peça.
Pronto, a pátina está feita.
6-Em seguida vc pode envernizar ou encerar a peça. De preferência use verniz para concreto aparente ( verniz acrílico), solúvel em água.
Para passá-lo, pode ser com rolinho de espuma, sempre lembrando que para usar dessa forma vc precisa colocar bem pouco verniz no rolinho e espalhar bem sobre a peça, assim vc evita que a peça fique grudenta!
Técnica retirada da comunidade do Orkut da Prof. Rosana Nabruzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário